segunda-feira, 18 de agosto de 2008

O ÓCIO CRIATIVO, O TRABALHO E DOMENICO DE MASI



















26 de Setembro de 2007 @ 07:45 por ócio&chocolate


**(…)SÓCRATES, maior expoente do pensamento grego, em plena ociosidade, punha-se a indagar dos transeuntes: o que é a Justiça? O dever? A piedade? Um detalhe interessante é que ele não seguiu o exemplo de seu pai que era estatuário e nem de sua mãe que era parteira. Optou pela maiêutica, auxiliando os partos de espírito. (…)
(…)Comemora-se o dia do trabalho com o ócio. Parece um contra-senso bastante curioso, mas a vida é feita da conjugação de contrários, amor e ódio, guerra e paz, verdade e mentira, conhecimento e ignorância, quente e frio, saúde e doença, perdição e salvação, coragem e medo, etc. Neste contexto, emerge dos anais sagrados o ensinamento de que o alfa é o ômega, o princípio é o fim, o primeiro é o último e o maior é o menor. É, pois, dos opostos que a realidade brota, como também estabelece o pensamento heraclitiano. Aristóteles, por sua vez, afirmava que a vida se divide em duas partes: o trabalho e o ócio, e se com o trabalho nos privamos do ócio é para depois usufruirmos da ociosidade. No quotidiano, regra geral, gozamos de oito horas de lazer, dedicamos mais oito horas ao trabalho e, por fim, rendemos ao corpo as oito horas de sono necessárias à recomposição das energias perdidas. Nada obstante a isto, a maioria das pessoas continua a sonhar com o ócio, investindo nas loterias e outras formas de jogos.(…)
http://www.prt21.mpt.gov.br/artig03.htm

(…)Pergunta de Mario Persona: Na Widebiz, na Nova-e e na wwwWriters, empresas virtuais, o teletrabalho faz parte dos seus cotidianos, onde se mistura prazer, estudo e trabalho, mas também se sente culpa pela liberdade, o que nos leva a trabalhar mais e, às vezes, não sabemos se estamos trabalhando por culpa ou diversão. O aprendizado do ócio criativo passa por esta etapa em que não percebemos que estamos transformando o paraíso num inferno ?

**Domenico De Masi: O ócio criativo é uma arte que se aprende e se aperfeiçoa com o tempo e com o exercício. Existe uma alienação por excesso de trabalho pós-industrial e de ócio criativo, assim como existia uma alienação por excesso de exploração pelo trabalho industrial. É necessário aprender que o trabalho não é tudo na vida e que existem outros grandes valores: o estudo para produzir saber; a diversão para produzir alegria; o sexo para produzir prazer; a família para produzir
solidariedade, etc.(…)

(…)Pergunta: Como o senhor sente o ócio contemplativo, o ócio pelo ócio, o simples prazer de contemplar a vida ?

**Domenico De Masi: Eu não gosto do ócio puro: depois de um pouco de tempo, me aborrece. Eu gosto do ócio “criativo”: isto é, a síntese do trabalho, do estudo e da diversão. O ócio criativo nunca me aborrece.(…)
http://www.mariopersona.com.br/domenico.html

**DORIVAL CAYMMI!! nosso grande artista!(na foto acima) sabe muito bem viver seu ócio criativo com a maior dignidade e talento! Se todos pudessem viver desta forma admirável!… Artistas algumas vezes conseguem,
porque possuem um ritmo particular de trabalho e conseguem viver intensamente,fazendo uma boa mistura diária de “trabalho”,ócio criativo,descanso,prazer! e aí na verdade torna-se tudo uma coisa só!
o trabalho passa a ser vivido com muito prazer! Gostar do que se faz é diferente de se fazer o que se gosta! isto os orientais já aprenderam bem antes de nós!… A visão de encarar a vida com uma postura meditativa,sentindo a energia que brota da vida e tentando vivê-la da melhor forma possível,vivendo cada instante profundamente,deve ser meio caminho andado para entender e viver o ócio criativo que Domenico de Masi diz. Dalai Lama tem uma frase ótima!…

“Perguntaram ao Dalai Lama”
O que mais o surpreende na Humanidade?

Resposta de Dalai Lama:

“Os homens… Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde!

Por pensarem ansiosamente no futuro, e, esquecerem o presente de tal maneira que acabam por não viver nem o presente nem o futuro.

Vivem como se nunca fossem morrer… e morrem como se nunca tivessem vivido.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails